CONCEITOS E DEFINIÇÕES

PRINCIPAIS VANTAGENS

COMPARATIVO

COMO ESCOLHER

BENEFÍCIOS POR APLICAÇÃO

COMO ESCOLHER

   

         Os rádios se comunicam via ondas eletromagnéticas que se propagam via aérea com presença ou não de ar (vácuo), ou seja, utilizam a velocidade da luz para se propagar, e são definidas por suas faixas de frequencias:

 Faixa HF

HF - 1 a 30 MGhz (mega hertz = 1 x 10^6 hertz) - São frequencias baixas que com ondas de grande comprimento de onda definidas pela formula.

V= h (lambida) . f  logo h (lambida = comprimento) = V / f = 300 / 10 = 30 metros

Esta faixa tem comprimento de onda longo, logo, sua propagação tem pouca penetração em obstáculos, mas tem muita reflexão (bate e volta tipo sinuca), sendo assim utiliza a camada de ozônio como espelho e tem alcances gigantes ate 10.000 Km, sendo o rádio mais usado em fazendas, obras distantes, exercito, etc. Rádios desta faixa precisam ter alta potência (100 watts) e uma grande fonte de alimentação, assim como a antena, que tem que usar recursos para diminuir o tamanho da antena que chega ser maior que 30 metros.

FAIXA VHF

VHF - Faixa de rádios ocupada pelos radios FM (88 a 108 MHz), rádio Amadores (134 a 148 Mhz) e a mais utilizada, no caso dos rádios VHF profissionais vai de 150 a 174 Mhz.

h = 300 / 150 = 2 metros

Esta faixa tem excelente rendimento, as antenas tem tamanho aproximado de 2 metros. Esta faixa tem alcance em grandes distâncias em radios portateis (5 Km em area aberta sem repetidoras, 40 andares de predio e 50 Km com repetidoras) e em rádios móveis ( de 35 Km sem repetidora e 200 Km com repetidora).

FAIXA DE UHF

UHF - Faixa de frequencia que vai de 300 a 3000 MHz, no caso dos rádios comerciais a frequencia mais utilizada e de 450 a 470 Mhz.

h= 300 / 450 = 0,6 metros

Esta faixa tem grande refração (atravessa obstáculos), logo tem grande indicação para prédios com estruturas reforçadas.

Os rádios se dividem por categorias:

Aplicação

1- Comercial - Rádios para uso profifissional

2- Amador - Rádios para uso amador, tem classe HF, PX e PY

3- Aéreo - São rádios usados na aviação

4- Marítimo - Rádios usados em embarcações

Formato Físico

1- Portátil - Podem ser VHF e UHF, são rádios de mão, também conhecicidos como HT (hand transceiver - rádios de mão), alktalk (toda fala), transceptor de mão (transmissor-receptor de mão). Este rádio tem potência máxima de 5 watts em VHF e 4 Watts em UHF. O alcance deste modelo é muito menor que os móveis e fixos.

As antenas destes rádios já vem de fábrica pré-configurada, sendo vendidos por classes diferentes para cada intervalo de frequencia.

OBS: Os rádios portáteis  de 0,5 watts (talkabout) não precisam de legalizaçãoa de frequencia e podem usar frequencias itinerantes (livres).

2- Movel - Rádios instalados em veículos com potencia maxima de 45 watts (VHF) e 40 watts (UHF). Este tipo de rádio tem a necessidade de uma antena que varia de acordo com a frequencia de 10 cm a 3 metros e tambám de uma fonte de 12V e no mínimo 10 amperes. Este tipo de rádio tem uma instalação mais complicada.

3- Fixo - Rádios iguais aos móveis, mas que ao invés de usar a bateria do carro usam fontes de alimentação e antenas fixas com rendimento muito acima da móveis, logo tem um alcance maior de que móveis, e o cabo é grosso e pode ter até 100 metros, podendo ser instalado no alto de um prédio com a base no sub-solo com poucas perdas.

4- Repetidoras e Interfaces - São aparelhos que ficam no alto de montanhas ou prédios e funcionam como espelhos de frequencia, recebendo e retransmitindo com 45 watts de potência. Este recurso aumenta muito o alcance de um rádio.  Imagine se estivermos com um rádio portátil próximo da base da montanha, provavelmente o alcance seria restrito a 5 Km em área aberta, seja pela baixa potência do portátil e a antena com baixo rendimento, mas com a repetidora o alcance pode chegar a 200 Km de distância.

Tecnologias

1- Analógicas - O áudio transmitido é o mesmo recebido, sendo assim, dá poucos recursos de controle e poderá ser monitorado por um rádio especial (scanner - Escuta). Nesta tecnologia aqueles que estiverem na mesma frequencia e sub-tom (recurso de sigilo) poderam ser ouvidos por terceiros. O unico meio de verdadeiro sigilo é a instalação de um acessório chamado scambler (embaralhador).

2- Digitais - São rádios com tecnologia mais complexa, e que tem um custo maior, mas proporciona excelentes facilidades de controle e múltiplas pessoas falando em sigilo na mesma frequencia. Utilizando este recurso foram criados os rádios trunking (troncalizados), que é o mesmo da Nextel em faixa de 800 a 900 MHz. Com estes rádios pode-se constrir complexos sistemas abrangendo países inteiros.

 

Isolamento

1- Normal - Rádio sem isolamento pleno do circuito, apesar de ter isolamento básico na caixa.

2- Intrinsicamente seguro - Rádios totalmente isolados para ser usados em áreas de gases esplosivos, ou seja, quando aperta o PTT (botão de transmitir) há infinitésima centelha que pode provocar uma esplosão, neste caso, esta microscópica centelha nao vai afetar externamente. É o mais indicado para áreas de petróleo e gases.